Enunciado do CEJ/CJF pacifca entendimento de que o FGTS pode ser utilizado para pagar pensão alimentícia

A fim de tornar mais célere e eficaz as execuções de pensão alimentícia o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) ao interpretar os arts. 1695e 1701 do Código Civil, concluiu pela possibilidade de ser determinado pelo magistrado o levantamento do saldo da conta vinculada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS - para a quitação da prestações alimentícias atrasada.

Assim, emitiu o enunciado 572 que dispõe:

"Mediante ordem judicial, é admissível, para a satisfação do crédito alimentar atual, o levantamento do saldo de conta vinculada ao FGTS"

O fundamento para esta decisão do grupo foi justamente o resguardo do direito a dignidade humana da alimentante (filhos), já que a pensão engloba a alimentação, o vestuário, o lazer, a educação, etc.

Além do levantamento do saldo do FGTS da contada vinculada tornar viável a quitação da pensões atrasadas, quando por exemplo, o provedor dos alimentos perde o emprego ou fica sem condições de pagar a pensão fixada judicialmente, situação em que resiste de boa-fé a execução, em decorrência de não ter condições ou recurso suficientes para adimplir com a pensão, protegerá sua dignidade e moral perante a sociedade, já que se livrará do risco da prisão civil.

A ordem judicial para o levantamento do saldo do FGTS poderá ser expedida em qualquer fase do processo e até mesmo requerida pelo devedor inadimplente que não tenha condições de adimplí-la, pois essa medida observar o principio de que a execução se fará de modo menos oneroso ao devedor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Servidor Público

Compra de produtos ou serviços pela internet ou telefone e do prazo de arrependimento