Aviso Prévio - Ausência da redução de 2 horas ou da falta dos 7 dias corridos - Nulidade - Novo Pagamento


Nas relações de emprego, quando uma das partes deseja rescindir, sem justa causa, o contrato de trabalho por prazo indeterminado, deverá, antecipadamente, notificar a outra parte através do aviso prévio.

O aviso prévio é o instituto utilizado por uma das partes para comunicar a outra da sua decisão de rescindir o contrato de trabalho ao final de determinado período, sendo que, em seu transcurso, continuará exercendo as suas atividades habituais. A finalidade do aviso é evitar a surpresa na ruptura do contrato de trabalho, possibilitando ao empregador o preenchimento do cargo vago e ao empregado uma nova colocação no mercado de trabalho.

Ocorrendo a rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregado (pedido de demissão), o mesmo cumprirá a jornada de trabalho integral durante todo o aviso prévio, pois se presume que já tenha encontrado outro emprego, não havendo, portanto, a necessidade de redução e nem a falta ao trabalho. 

Por outro lado, sendo rescindido o contrato de trabalho por iniciativa do empregador (dispensa ou demitido pelo patrão), duas situações podem decorrer neste caso:  a) A redução da jornada de trabalho do empregado em 2 (duas) horas diárias durante os 30 (trinta) dias de aviso; e b) A falta ao trabalho por 7 (sete) dias corridos sendo estes, ao final do aviso.
Conforme determina o artigo 488 da CLT, a redução da jornada de trabalho em 2 (duas) horas, diariamente, não lhe acarretará qualquer prejuízo salarial, ou seja, ainda que o contrato estabeleça uma jornada de 8 horas, o empregado poderá trabalhar apenas 6 horas e receber integralmente o salário estabelecido em contrato.   O parágrafo único do referido artigo, faculta ao empregado trabalhar sem a redução das 2 (duas) horas da jornada diária, substituindo-a pela falta ao serviço durante 7 (sete) dias corridos.

Se optar pela redução dos 7 (sete) dias corridos, o empregado irá trabalhar as 8 (oito) horas diárias normalmente durante 23 dias e descansar os últimos 7 (sete) dias, também sem qualquer prejuízo na remuneração.

Embora o empregado possa optar por esta substituição, a data de desligamento, para fins de baixa na CTPS, é a do término dos 30 dias (mínimo legal), ou seja, a opção do empregado por faltar os últimos 7 dias, não implica o término antecipado do aviso prévio ou do contrato de trabalho.

Portanto, os prazos do aviso e do contrato de trabalho, continuam a fluir normalmente até o último dia do aviso, dia este em que corresponderá à data da baixa na CTPS do empregado e o término efetivo do contrato de trabalho.

Não ocorrendo a redução da jornada durante o cumprimento do aviso prévio, seja em 2 (duas) horas diárias ou 7 (sete) dias corridos, este é considerado nulo, fazendo o empregador o pagamento período que não foi concedido a redução como salário e novo pagamento do aviso-prévio de forma indenizada, considerando todas as projeções previstas em lei do respectivo período, sendo que o ônus da concessão da redução da jornada será do empregador.

Neste sentido, os Tribunais Regionais do Trabalho in verbis:

AVISO PRÉVIO. AUSÊNCIA DA REDUÇÃO DA JORNADA. A jornada reduzida prevista no art. 488 e seu parágrafo único da CLT, é norma de ordem pública e sua não observância gera ato nulo de pleno direito (art. 9º da CLT), por ferir o princípio de tutela ao trabalho, devido é o pagamento do aviso prévio. Recurso improvido por unanimidade no particular. (TRT 24ª R.; RO 641/1999; Ac. 1565/1999; Rel. Juiz João de Deus Gomes de Souza; Julg. 28/07/1999; DOEMS 01/09/1999; Pag. 44) - Repositório Autorizado on-line do STF nº 41/2009, do STJ nº 67/2008 e do TST nº 35/2009. Porto Alegre: Editora Magister.

REFLEXOS DAS HORAS EXTRAS NO REPOUSO SEMANAL. Merece ser provido o apelo autoral. Havendo a habitualidade do trabalho em jornada extraordinária, devida a incidência dos reflexos das horas extras no repouso semanal remunerado. NULIDADE DO AVISO PRÉVIO. Com razão o reclamante. A ausência da redução da jornada durante o prazo do aviso frustra a finalidade do instituto, razão pela qual deve ser declarada a nulidade do aviso, devendo haver novo pagamento. (TRT 17ª R.; RO 383.2001.191.17.0.2; Rel. Juiz Marcello Maciel Mancilha; Julg. 15/10/2003; DOES 24/11/2003) - Repositório Autorizado on-line do STF nº 41/2009, do STJ nº 67/2008 e do TST nº 35/2009. Porto Alegre: Editora Magister.

AVISO PRÉVIO. REDUÇÃO DA JORNADA. ÔNUS DA PROVA. A prova da redução da jornada de trabalho durante o período de aviso prévio ou da liberação dos 7 dias que antecedem ao fim do contrato laboral, é do empregador, por se tratar de fato impeditivo ao direito postulado. Recurso a que se nega provimento. (TRT 6ª R.; Proc. 0001435-24.2010.5.06.0371; Segunda Turma; Relª Juíza Patrícia Coelho Brandão Vieira; Julg. 20/07/2011; DEJTPE 18/08/2011; Pág. 104) - Repositório Autorizado on-line do STF nº 41/2009, do STJ nº 67/2008 e do TST nº 35/2009. Porto Alegre: Editora Magister.

O Tribunal Superior do Trabalho já se manifestou pela nulidade do aviso-prévio diante da ausência da redução da jornada prevista no art. 488 da CLT:

AVISO PRÉVIO. AUSÊNCIA DA REDUÇÃO DA JORNADA PREVISTA NO ART. 488 DA CLT. NULIDADE. O objetivo do aviso prévio é possibilitar ao empregado a obtenção de nova colocação. O art. 488 da CLT dispõe que o horário de trabalho do empregado será reduzido quando dado o aviso prévio pelo empregador, sem prejuízo do salário integral. Já o parágrafo único do citado dispositivo faculta ao empregado trabalhar sem a redução, com direito de faltar ao serviço por 7 dias corridos. Trata-se de uma faculdade, não podendo, por isso mesmo, ser imposta pelo empregador. Por conseguinte, quando o empregador não concede a redução de horário, tem-se que o fim precípuo do instituto não foi atingido, na medida em que não se viabiliza a possibilidade de o empregado procurar novo emprego, circunstância que descaracteriza o instituto. Recurso de revista não provido. (TST; RR 648024; Quarta Turma; Rel. Min. Milton de Moura França; Julg. 24/09/2003; DJU 10/10/2003) - Repositório Autorizado on-line do STF nº 41/2009, do STJ nº 67/2008 e do TST nº 35/2009. Porto Alegre: Editora Magister.

AGRAVO DE INSTRUMENTO. DESPROVIMENTO. 1. INCOMPETÊNCIA. JUSTIÇA DO TRABALHO. PREQUESTIONAMENTO. Não havendo o Regional emitido tese acerca da incompetência, ou não, da Justiça do Trabalho para dirimir o feito, inviabiliza-se o processamento do recurso de revista, em face do óbice do Enunciado nº 297 desta Corte. 2. JULGAMENTO EXTRA PETITA. RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA. Havendo o Reclamante formulado, na inicial, o pedido de condenação solidária da tomadora dos serviços, não implica julgamento extra petita a sua responsabilização subsidiária. 3. RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA. ENUNCIADO Nº 331, IV, DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Não merece provimento o agravo de instrumento pelo qual se busca a admissibilidade de recurso de revista, em cujas razões não se demonstra violação de preceito de Lei e (ou) constitucional, tampouco divergência jurisprudencial. 4. AVISO PRÉVIO. REDUÇÃO DA JORNADA. ÔNUS DA PROVA. Não enseja o processamento do recurso de revista por violação do artigo 818 da CLT a conclusão de que, não produzida prova apta a desconstituir a alegação de que não houve redução da jornada de trabalho durante o cumprimento do aviso prévio, devido era o seu pagamento, tendo em vista não haverem as Reclamadas se desincumbido do ônus probatório. 5. MULTAS. ARTIGOS 467 E 477, PARÁGRAFO 8º, DA CLT. INDENIZAÇÃO SUBSTITUTIVA. Encontrando-se desfundamentado o recurso de revista, não há como autorizar o seu processamento. 6. Agravo de instrumento desprovido. (TST; AIRR 735533; Primeira Turma; Rel. Min. Emmanoel Pereira; Julg. 03/12/2003; DJU 27/02/2004) - Repositório Autorizado on-line do STF nº 41/2009, do STJ nº 67/2008 e do TST nº 35/2009. Porto Alegre: Editora Magister.

Portanto, o empregador não pode por liberalidade ou/e obrigatoriedade exigir que trabalhador não realize a redução ou suprimi-la, pois se assim o fizer o aviso prévio será considerado nulo, sendo obrigado a efetuar o pagamento do período trabalho e o pagamento de um novo aviso prévio de forma indenizado, considerando todas as projeções previstas em lei do respectivo período.

Ainda, pelos julgados citados acima, conclui-se que o ônus da prova da redução da jornada ou sete dias corridos pertence ao empregado, logo, em uma eventual reclamação trabalhista, deverá o empregador provar que concedeu a redução da jornada, quando esta for o fato controvertido da reclamação.

Comentários

  1. Fiquei com a dúvida se o empregado q ja tem uma jornada de 6 hs diàrias vale a reducao de 2 hs/dia ou entao os 7 dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. SANDRA BIEGER: A lei quando falou em redução da jornada em 2 horas, visou o contrato de jornada laboral mais corriqueira, que é a de 8 horas de trabalho por dia. Quando a CLT foi criada, a jornada semanal era de 48 horas (segunda sábado 8 horas por dia). Na Constituição de 1888 é que se reduziu para 44 semanais.Penso que a jornada sendo inferior a 8 horas, há de se fazer uma redução proporcional. Se 2 horas representa 25% da jornada de 8 horas, deve, para evitar riscos, a empresa reduzir em 25% a jornada de diária. Se for de 6 horas, que se reduza 1:30. Se for de 4 horas, que se reduza 01:00. Se for de 2 horas que se reduza 00:30. Assim e empresa não corre risco e o funcionário tem uma redução de jornada de trabalho.

      Excluir
    2. Sra. SANDRA BIEGER: A lei quando falou em redução da jornada em 2 horas, visou o contrato de jornada laboral mais corriqueira, que é a de 8 horas de trabalho por dia. Quando a CLT foi criada, a jornada semanal era de 48 horas (segunda sábado 8 horas por dia). Na Constituição de 1888 é que se reduziu para 44 semanais.Penso que a jornada sendo inferior a 8 horas, há de se fazer uma redução proporcional. Se 2 horas representa 25% da jornada de 8 horas, deve, para evitar riscos, a empresa reduzir em 25% a jornada de diária. Se for de 6 horas, que se reduza 1:30. Se for de 4 horas, que se reduza 01:00. Se for de 2 horas que se reduza 00:30. Assim e empresa não corre risco e o funcionário tem uma redução de jornada de trabalho.

      Excluir
  2. Boa tarde, Sra. Sandra Bieger no caso da jornada de 6 horas diárias quando houve a realização do aviso prévio, entendo como o art. 488 da CLT prevê que a redução da jornada é para o trabalhador que tenha sido demitido pelo empregador, não havendo previsão de jornada, também lhe é garantido a redução da jornada de 2 horas diarias ou então 7 (sete) dias corridos.

    O Art. 488 dispõe que: "O horário normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso, e se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, será reduzido de 2 (duas) horas diárias, sem prejuízo do salário integral.
    Parágrafo único - É facultado ao empregado trabalhar sem a redução das 2 (duas) horas diárias previstas neste artigo, caso em que poderá faltar ao serviço, sem prejuízo do salário integral, por 1 (um) dia, na hipótese do inciso l, e por 7 (sete) dias corridos, na hipótese do inciso lI do art. 487 desta Consolidação"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Servidor Público

Compra de produtos ou serviços pela internet ou telefone e do prazo de arrependimento